Pesquisar Neste blog

Mens. em Vídeo


Quem Faz a Tua Cabeça?

A sociedade contemporânea é baseada em controle. Quem tem controle, tem poder. Sutilmente, o homem moderno passou a ser dominado por elementos externos sem que ele mesmo pudesse se aperceber. 



Quem manda na tua vida? Você? Tem certeza? Quem determina as tuas ações, quem influencia as tuas decisões, quem molda os teus valores e princípios? Quem, de verdade, faz a tua cabeça?


Aprenda, assistindo a esta mensagem, sobre as "forças" que operam fortemente nos influenciando e como nós podemos nos defender delas. Através do texto de Paulo aos Colossenses, vamos aprender sobre a influência de elementos do mundo natural movendo, não raro, camadas espirituais.




Mensagem pregada na Nova Vida em 17/06/2012  



A Vida não Espera por Ninguém... Viva Logo!

A vida não espera por ninguém, segue seu curso, faz seus próprios planos, ruma inexorável na direção que lhe está proposta. No fundo, como disse Chaplin, ela “... é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. 


Sou testemunha de dramas dos mais diversos que as pessoas enfrentam, muitos dos quais por causa de escolhas e decisões equivocadas. Esse fato nos remete a seguinte questão: depois de conhecer a Deus e ter aceito o chamado de Jesus, como devemos viver? Será que o que nós chamamos de vida é, de fato, vida conforme o Evangelho? 


Aprenda nesta mensagem sobre alguns princípios para viver a vida de tal forma que ela seja o desdobramento para fora, de toda graça, pacificação e misericórdia que um dia se instalou do lado de dentro do ser.  




Mensagem pregada na Nova Vida em 03/06/2012 



Uma Geração Enferma


Nesta mensagem, utilizando o texto de Marcos capítulo 8, vamos analisar as causas que levam uma geração a enfermar e como nós podemos nos precaver para que tal não aconteça conosco. 

Bem citou sobre esse tempo o escritor americano George Carlim, “Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos cansados, lemos pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente. Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos. Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos. Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias". 


O que Jesus e o Evangelho nos propõem para lidarmos com esta dura realidade, marca de nosso tempo, ou arquétipo sócio-cultural da humanidade desencontrada de si mesma e de Deus?



Mensagem pregada na Nova Vida em 20/05/2012 



De Quem é Essa Cruz?

Gente boa de Deus! Acabo de postar a Mensagem "De Quem é Essa Cruz?".Clique no link abaixo e assista ao vídeo na íntegra pregado na Nova Vida em 15.04.2012. Veja a sinopse:



"O mundo é de quem não sente. A condição essencial para ser um homem prático é a ausência de sensibilidade". Fernando Pessoa. Estamos vivendo na sociedade do descaso, da frieza, dos descartáveis, dos recicláveis. Não há nada duradouro em nosso meio, tudo é feito para durar pouco, ser substituído. Por isso as relações são superficiais, os amores são banais, as amizades são triviais.


Nesse “jogo de empurra”, o problema do outro não me diz respeito, ou como fala a canção: “tô nem aí!”. Mas a questão é a seguinte: como experimentar as dinâmicas do Evangelho sem doação, sem negação, sem renúncia, sem abnegação, sem sacrifício? A partir da análise dos últimos momentos de Jesus, vamos observar que as pessoas que se encontram naquela multidão são arquetípicas, ou seja, se projetam das ruas apertadas de Jerusalém para as muitas cenas do cotidiano da existência humana.


Mas a pergunta central, olhando para aquela cena, é: “De Quem é Essa Cruz?”. Para respondê-la, com todas as suas implicações, você terá de se deparar com a possibilidade de, mesmo sem perceber, ter se tornado um dos personagens que estavam naquela sexta-feira assistindo a morte de Jesus. 



Mensagem pregada na Nova Vida em 15/04/2012



Preciso de Cura a Qualquer Preço!





O que você estaria disposto a fazer para ser curado de algo? Quanto pagaria por isso? A que métodos se submeteria? 


E se não fosse algo físico, emocional, mas algo de natureza existencial, como uma reconciliação no casamento, uma promoção na empresa, a obtenção de algo de valor, a realização de um sonho, a reconciliação com um filho? O que você faria? Até onde estaria disposto a perseverar?


Num mundo onde tudo é feito e pensado no curto prazo, as pessoas tem dificuldades em resistir, em lutar, em sonhar, em desenvolver um espírito tenaz, em desenvolver projetos de longa duração. 


Aprenda nesta mensagem sobre o que fazer para entender as dinâmicas da vida alcançada por uma tragédia, e como Deus age de forma maravilhosa para produzir em nós paz e bem.  


Mensagem pregada na Nova Vida em 12/03/2012



Cristianismo em Branco e Preto



"Deus está morto e o seu túmulo é a Igreja". Nietzsche. A frase do filósofo que viveu no século XIX é forte, chama-nos a reflexão e desafia os cristãos quanto a natureza de sua espiritualidade. 



A Igreja Cristã está vivendo sua era mais difícil. Em todos os continentes vemos sinais de falência e desgaste da instituição. Práticas lesivas, doutrinas distorcidas, dogmas, liturgias ocas, escândalos, ritos dessignificados, a religião, como afirmou Marx, tornou-se verdadeiramente o ópio do povo. O que fazer frente a esta realidade? Como anda sua vida com Deus? Qual a natureza de sua fé? Será que Igrejas morrem? Será que a cristandade vai sobreviver ao século 
XXI?


Assista esta contundente mensagem que vai mexer com suas convicções e questionar suas práticas. Ele é, sem dúvida, um chamado para avaliarmos o que estamos vivendo nestes, que são, os últimos dias.



Mensagem pregada na Nova Vida




Foi um Rio que Passou em Minha Vida



"Os marcos são mais facilmente esquecidos que as marcas". Os dramas e dores da existência são como tatuagens na alma, como pegadas que não se apagam. Este estado da existência é capaz de destruir sonhos, projetos, esperanças, relacionamentos, e tudo o mais que encontra pela frente. É um "tsunami" existencial. 


A partir da experiência do profeta Ezequiel, vamos aprender quais lições precisam ser aplicadas para a restauração de vidas que foram assoladas por tragédias. Quais são as simbologias do "vale de ossos secos" e como a visão de águas que saem do santuário pode ter conexões com nossa vida hoje. 


Aprenda sobre a possibilidade de transformar morte em vida, sobre o propósito de Deus de torná-lo uma "terra" fértil, que produz bom furto.




Mensagem pregada na Nova Vida



Ele Ainda Caminha com os Homens



"O caminho de todo ser humano é feito em direção a si mesmo, o seguir de um simples rastro". Herman Hess. A frase do prêmio Nobel de literatura é um convite a reflexão. Se a existência é caminho, como e para onde estamos indo? A grande viagem a ser feita é para fora ou para dentro de nós mesmos? 


Nesta mensagem, vamos aprender a discernir se Jesus - o caminho - está no caminho de nossas vidas, pois, uma coisa é você conhecer o caminho, outra é caminhar por ele. 


A partir do texto de Lucas, que trata dos discípulos que rumam para a cidade de Emaús, vamos ser desafiados a averiguar qual é a nossa percepção de Cristo, quem, de fato, é Jesus para nós.



Mensagem pregada na Nova Vida



Não Leve o Personagem pra Cama



Na noite fria da Palestina, um homem revira-se em sua cama sem conseguir dormir. Sua alma está aflita, sua consciência o incomoda com perguntas que não o deixam em paz. O que Fazer?

Ouça essa mensagem e avalie o drama de Nicodemos, mestre em Israel, membro do sinédrio, um homem vivendo duas realidades, dividido entre seguir a Jesus e as verdades impactantes do Evangelho, ou continuar a seguir os velhos preceitos da religião judaica. O que ele fará? 

E você? Como está sua vida? Você existencializa aquilo que de fato é ou, desgraçadamente, tornou-se a encarnação de um personagem? Como bem disse Nietzsche "Torna-te aquilo que és".



Mensagem pregada na Nova Vida em Agosto de 2011



Decepcionado com Deus



“Tu me enganastes Senhor; eu fui enganado…”. Essa é a fala de Jeremias, no capítulo 20, se queixando de que Deus o havia iludido. O grande profeta de Israel, aquele que havia sido levantado para confrontar Reis, estava experimentando o “abandonado”.

Você já se sentiu assim? Já teve a sensação de que tudo o que você faz é inútil? Já experimentou na existência a desilusão, o fracasso, a perda e a dor? Nessa mensagem intitulada: “Decepcionado com Deus”, vamos analisar esta situação mais do que comum na vida de muitos, sobretudo daqueles que vivem a existência real, e não a encarnação de um personagem.

Vamos descobrir quais os motivos que nos levam a, por vezes, nos sentir esquecidos por Deus. Se puder, compartilhe também com alguém que esteja precisando.
 




Mensagem pregada na Nova Vida em 13.02.2012 


Aprendendo a ser Feliz com Pouco

"Aprendi a viver satisfeito em toda e qualquer situação". A frase de Paulo é um desafio frente ao mundo em que vivemos, um sociedade esvaziada de valores e conteúdos, supérflua, insensível e amoral. 

O pensador nos ensina que o "simples é o contrário do fácil" e que "tem todas as coisas aquele que nada deseja". Como viver a vida sem entrar num estado de ataraxia grega, nem retornar a vida monástica da idade média e, ainda assim, ser feliz com pouco. 

Aprenda nesta mensagem sobre quais valores podem nos fazer viver de forma diferente e isso a partir dos pressupostos do Evangelho.




Mensagem pregada na Nova Vida




Morte: um Tema para os Vivos

Quem foi que disse que você não levará nada da vida para a morte? Aliás, quem foi que disse que você vai morrer? Não sabias que rumas para nascer, e não para morrer? Que estais, inexoravelmente, caminhando para te tornares aquilo que és, aquilo para o qual fostes criado?

Aprenda nesta mensagem como lidar com uma das questões mais difíceis para o ser humano: a morte. Você está preparado para morrer? Por que nós tememos tanto a morte? O que acontece quando o último lampejo de vida se esvair de nosso corpo finito para habitar o infinito?




Mensagem pregada na Nova Vida





Uma Nova Espiritualidade para um Novo Tempo


2012 começou... E agora? O que você vai fazer? Que mudanças o novo ano trará? Há os que vão fazer regime, os que vão parar de fumar, os que vão arrumar o armário, os que irão se casar, entrar na faculdade, abrir um novo negócio... Invente, tente, faça um 2012 diferente! 


Mas será que é o ano que muda ou são as pessoas que mudam? De que adianta a mudança das estações se ela não é acompanhada por uma mudança na vida, nos valores, nos conteúdos, no caráter? 


A partir da dramática situação experimentada pelo povo de Israel no tempo do profeta Isaías, aprendamos quais os desafios que Deus tem para construirmos uma espiritualidade consciente, convincente e consequente.




Mensagem pregada na Catedral da Trindade em 04.02.2012


O Silêncio dos Diferentes


O evangelho de nossos dias nada tem a ver com o Evangelho de Jesus. O "vinde a mim" de Cristo restringe-se apenas a certos grupos de pessoas, aquelas que são enquadradas como auto-aderentes a "igreja". Zaqueu, a mulher adúltera, o bom samaritano, o cego de Jericó e muitos outro jamais caberiam em nossas comunidades. 


Aprenda nesta mensagem sobre como podemos ser como Jesus, que se fez igual para poder alcançar os diferentes. Será que você suporta?


Mensagem pregada na Catedral da Trindade em 04.12.2011




Fuga Impossível



“De que nos vale fugir, se este coração é o nosso ser, se, quando nos abandonamos à fuga, o levamos conosco?”. Jaime Balmes


Você já fugiu de algum lugar? Você sabe como se processa uma fuga? Talvez diante de tal pergunta alguém possa dizer: “eu não sou bandido, não cometi nenhum crime, não tenho pendências com a justiça!”. Ora, minha pergunta não é para tais questões. Talvez, sem perceber, você não tenha notado que existem outros tipos de fuga que são muito comuns na existência humana. Existem os que fogem do passado os que fogem de compromissos, de cobranças, da tomada de decisões. Há os que fogem de “fantasmas” alojados na alma, outros fogem de si mesmos e a os que fogem de Deus.

Friedrich Hebbel afirmou: “a vida da maioria das criaturas humanas é uma fuga para fora de si próprias”. Aprenda nesta mensagem sobre o potencial que há em você para realizar coisas extraordinárias e, sobretudo, que cada um de nós não tem como fugir do próprio destino.





Mensagem pregada na Catedral da Trindade em 30.10.2011

Apenas um Toque


Você gostaria de encontrar uma pedra de toque? Um objeto com poderes mágicos? A mística por trás desta história revela três facetas que estão presentes em todo ser humano: o desejo de tocar, de desvendar, de conhecer; a necessidade de transformar as coisas, de mudá-las, de alterá-las e a busca incansável pelo prazer e pela felicidade.


Um toque, apenas, e tudo ser alterado. Quem sabe, transformar coisas velhas em coisas novas; ferro em ouro; papel em dinheiro; doença em saúde; dor em alegria e até morte em vida!


Aprenda nesta mensagem sobre o único toque que pode ressignificar a existência dando a ela cor, sabor, propósito e significado: o toque da “Pedra Angular”, Cristo Jesus.

Mensagem pregada na Catedral da Trindade em 16.10.2011







A Diferença entre Conhecer o Caminho e Caminhar por Ele



"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram". Graham Bell. Aprendi na vida que há uma grande diferença entre você conhecer o caminho e caminhar por ele. Você está pronto para fazer o caminho de Deus na Terra? Você está disposto a abrir mão do seu caminho para tirlhar o dele? Aprenda nesta mensagem o que significa caminhar no caminho.


Mensagem pregada na Catedral da Trindade em 11.09.2011











Auto-sabotagem: Eu Contra Mim Mesmo


“Já enfrentei muitas dificuldades na minha vida. A maioria delas nunca existiu” Mark Twain.

Em 1916, Freud escreveu um artigo de grande repercussão no mundo científico intitulado: “Os que Fracassam ao Triunfar”. Ele tratava de pessoas que possuíam medo de ter satisfação e, por isso, sentiam-se aliviadas quando o que estavam fazendo, ou intentavam fazer, não dava certo.


Aprenda nesta mensagem a discernir os mecanismos geradores desta psicopatologia tão comum nos dias atuais e como combatê-los.

Mensagem pregada na Catedral da Trindade em 04.09.2011




Auto-sabotagem: Eu Contra Mim Mesmo from Carlos Moreira on Vimeo.




Em Extinção


Que o mundo ruma para um colapso, todos nós sabemos. O planeta está exaurido, dando sinais claros de sua incapacidade de suportar o "apetite" humano.

Em pouco tempo, muito do que conhecemos hoje estará extinto. Mas, o que fazer quando homens e mulheres de Deus desaparecem do cenário da existência? Estarão em extinção aqueles que nos fazem sonhar, que nos alentam poeticamente e nos confrontam profeticamente? Aprenda nesta mensagem como se forjam Homens e Mulheres de Deus.



Mensagem pregada na Catedral da Trindade em 21.08.2011



Em Extinção from Carlos Moreira on Vimeo.




Esperando Contra a Esperança


O que fazer quando Deus demora a nos atender? Por que há situações em que o Senhor parece desprezar as nossas dores, medos, dramas? Aprenda nesta mensagem os princípios que são necessários para nós recebermos de Deus aquilo que Ele deseja fazer em nós e através de nós.





Esperando Contra a Esperança from Carlos Moreira on Vimeo.


Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em julho de 2011 - Recife/PE.




Eu Era Cego e Agora Vejo


"O essencial é invisível aos olhos". Saint Exupéry. O que fazer quando a vida parece já ter sido toda traçada? O que fazer quando os fatos parecem já terem sido delineados? O que fazer quando sentimo-nos imperceptíveis, anônimos existenciais, fantasmas perambulando pela vida? 

Aprenda nesta mensagem sobre os desdobramentos profundos que se processam no ser após o encontro com Jesus Cristo. Descubra o que, de fato, é importante em cada trajetória e como Deus pode ressignificar a história de sua vida.




Eu Era Cego e Agora Vejo from Carlos Moreira on Vimeo.

Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em julho de 2011 - Recife/PE.


Aprendendo a Lidar com a Ansiedade



A maior parte dos problemas humanos estão contidos entre o ontem e o amanhã: sofremos pelo que já passou e ansiamos por aquilo que ainda virá. Não obstante isto, tudo o que Deus tem para nós é este dia chamado hoje. Nesta mensagem, a partir da vida do profeta Habacuque, você vai aprender a lidar e vencer um dos principais desafios da humanidade em todos os tempos: a ansiedade.



Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em maio de 2011 - Recife/PE.



Aprendendo a Lidar com a Ansiedade from Carlos Moreira on Vimeo.





Acompanhado pela Solidão



A solidão é um dos mais graves problemas da humanidade neste início de século XXI. O escritor francês André Malraux disse que nós integramos o que pode ser denominado de “a civilização da solidão”. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam à solidão como um dos fenômenos psicossociais que mais tem levado pacientes aos consultórios terapêuticos e a dependência de ansiolíticos e antidepressivos. "A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo". Fernando Pessoa.



Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em abril de 2011 - Recife/PE.



Acompanhado pela Solidão from Carlos Moreira on Vimeo.





Medos de Quem Tem Medo

No mundo pós-moderno, cada vez mais, vivemos com medo. Existem determinados tipos de medos que são universais e atemporais. Rosemeire Zago, psicóloga clínica com abordagem jungiana, afirma que “o medo é uma reação protetora e saudável do ser humano e que ele se manifesta sempre que há uma ameaça à vida”. Este é o medo, digamos, saudável. Mas também existe o medo danoso, aquele que marca as pessoas e gera seqüelas na existência e que nasce, quase sempre, das experiências negativas e ameaçadoras que nós experimentamos.

Aprenda sobre os 6 medos genérios - medo da morte, da violência, do futuro, do fracasso de amar e da solidão e como vencê-los.



Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em junho de 2011 - Recife/PE.




Medos de Quem tem Medo from Carlos Moreira on Vimeo.




A Anatomia das Depressões

Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem já tenha passado por isso. Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos.


A depressão, enquanto evento psíquico, trata-se de uma doença como outra qualquer, que exige cuidados sérios pois, em casos agudos, pode se tornar invalidante ou até mesmo levar a morte. Conheça nesta mensagem algumas causas que podem provocar a depressão e como combatê-las.


Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em março de 2011 - Recife/PE.




A Anatomia das Depressões from Carlos Moreira on Vimeo.




Culpado ou Inocente?

Sem pecado, não há transgressão. Sem transgressão, não há punição. Sem punição, não há culpa. Está comprovado, pela escuta psicoterapêutica e pela leitura de nossa história, que a culpa existe desde nossa origem, faz sofrer, e sua recordação nos acompanha em nossa trajetória existencial.


A partir da vida de Sansão, aprenda sobre as dimensões que se processam em nós quando a  culpa se instala em nosso ser.

Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em junho de 2011 - Recife/PE.





Culpado ou Inocente? from Carlos Moreira on Vimeo.




Desesperado com o Inesperado


"Na vida, você precisa ou de inspiração ou de desespero". Anthony Robbins. O desespero é algo universal. Todos os homens o vivenciam, mesmo não tendo consciência plena dele. Soren Kierkegaard, teólogo e filósofo dinamarquês do século XIX, o "pai do existencialismo", dedicou sua vida para entender o desespero no qual o ser humano, pela sua condição de estar no mundo, vive cotidianamente.

O desespero é, irremediavelmente, o filho mais velho da tragédia e esta, por sua vez, não marca nem dia nem hora para acontecer e é sempre acompanhada de um poder avassalador. Num abrir e fechar de olhos pode destruir sonhos, desfazer esperanças, suspender projetos em andamento, acabar com relacionamentos afetivos, desconstruir histórias de sucesso e arrasar com tudo o que encontra pela frente, inclusive a própria vida.

Aprenda nesta mensagem como lidar com a tragédia sem que o coração se desfaça em meio à dor.



Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em março de 2011 - Recife/PE.




Desesperado com o Inesperado from Carlos Moreira on Vimeo.




Dê Significados as suas Derrotas


A vida é feita de derrotas. Talvez, mais de derrotas do que de vitórias! Quem já não as sofreu? Quem já não se viu vencido por uma circunstância, por um problema, por uma crise? O poeta diz que "quem na vida não sofreu, passou pela vida e não viveu". 

Na verdade, "a vida é fragmentada e rompida por causa de decepções e desilusões que sofremos. Ao lamentar as escolhas erradas, as oportunidades perdidas, as experiências que tivemos ou as que evitamos ter, rompemos com nossa história e criamos um processo descontinuado em nossas narrativas pessoais que acaba por comprometer nosso crescimento e amadurecimento". Luiz Fernando Veríssimo.

Aprenda nesta mensagem como tirar proveito das perdas e dar significados as suas derrotas.


Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em fevereiro de 2011 - Recife/PE.



Dê Significados as suas Derrotas from Carlos Moreira on Vimeo.


Pra que Outros Possam Viver Vale a Pena Morrer

Num mundo onde vale apenas o desejo pessoal, o sucesso, a vitória, o bem estar, a felicidade, pessoas morrem sem encontrar o mínimo de significado para suas existências. 

E nós, que nos afirmamos cristãos, o que temos a ver com isto? Será que Jesus, de fato, estava falando sério quando disse que se o grão de trigo não morresse não poderia produzir fruto? Na verdade, é na morte de nós mesmos que outros poderão encontrar a vida. 

Aprenda nesta mensagem sobre as maravilhosas lições que o apóstolo Paulo nos dá para desenvolvermos uma espiritualidade que se desdobra na direção de Deus e do outro.

Mensagem pregada pelo Rev. Carlos Moreira na Catedral da SS Trindade da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em junho de 2011 - Recife/PE.


Pra que Outros Possam Viver Vale a Pena Morrer from Carlos Moreira on Vimeo.

Mais Lidos

Músicas

O Que Estamos Cantando

Liberdade de Expressão

Este Site Opera Desde Junho de 2010

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Visualizações de Páginas

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More