Pesquisar Neste blog

Carlos Moreira


Nordestino com orgulho, pernambucano de Recife, tem 32 anos de convertido e 49 anos de idade. É casado há 24 anos com Fabiana e tem uma filha, Gabriela, de 14 anos.

Otimista por convicção, sonhador por excelência, poeta do cotidiano e filósofo de botequim, adora um encontro com os amigos para falar de qualquer coisa, de preferência da “vida alheia”.

Seu hobby é carro velho! Tem uma paixão especial por Jeeps. Já teve Land Rover, Willys, Troller, Pajero, Ranger, Captiva, mas atualmente é proprietário de um magnífico Maverick 1974, motor 6cc e câmbio originais, cor amarelo ferrugem. Para manter o vício, vive cascavilhando aqui e ali uma oficina para fazer uns remendos no possante. 

Carlos Moreira tem formação em análise de sistemas e pós-graduação em marketing de serviços. Trabalhou durante 13 anos em empresas como Banco Banorte, Grupo Elogica e Stefanini Consultoria. Atua como empresário na área de desenvolvimento de software há 14 anos e é sócio-gestor e diretor executivo da Level Tecnologia e Sistemas, empresa de São Paulo com escritório regional em Recife.

Charlito, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é também músico e compositor. Durante 20 anos trabalhou com o ministério da música, do louvor e da adoração em várias comunidades. Em 1998 produziu, compôs e gravou as canções do CD Convocação, lançado com selo próprio. Comprador contumaz de mídias musicais, gosta de quase todos os gêneros, a exceção da música sertaneja, não a de Almir Sater! A outra... Ouve canções desde a infância e é apaixonado por Rock. Sua banda predileta é o Pink Floyd, mas possui um arsenal bem variado em casa com mais de 400 discos, entre MPB, Bossa Nova, Funk, Jazz, Blues, Dance, e outros gêneros.

Na área ministerial, formou-se em Teologia pelo Seminário Episcopal Evangélico do Brasil e em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Carlos Moreira tem servido a Deus em muitas comunidades. Já ajudou a fundar 4 igrejas e, atualmente, é pastor da Igreja Episcopal Carismática do Brasil - paróquia Nova Vida, no bairro de Casa Forte em Recife. 

Durante os últimos 10 anos Carlos Moreira tem escrito de forma regular artigos e reflexões para sua comunidade e também para o blog A Nova Cristandade. Amigo do bispo Hermes Fernandes, foi convidado para ser articulista do Genizah, convite que recebeu com muito orgulho. Hoje, Moreira é editor do blog e da revista eletrônica "Almanaque Genizah" juntamente com Danilo Fernandes. Em 2013 lançou o livro "Cotidiano em Branco e Preto", www.cotidianoembp.com.br, um apanhado de suas melhores crônicas.

Dentre suas aptidões, está a de ser um excelente comedor de churrasco. Contudo, em se tratando da operacionalidade gastronômica, tem grandes dificuldades. Para ele, ligar um fogão é algo muito mais complexo do que ligar um computador. A única vez que tentou fazer um ovo frito colocou óleo demais na frigideira e quase incendiou o apartamento. Apesar de estar só um pouco acima do peso, diz que Deus adora a gordura e que, para tal conclusão, basta se fazer uma exegese de 5ª categoria no Velho Testamento. Usa como argumento “teológico” o texto de Paulo aos Romanos, capítulo 14:2, que diz que “o débil como verdura”.

Moreira desligou-se em 2000 da Igreja Anglicana. Foi um dos fundadores da Igreja Cristã Episcopal do Brasil, com sede nos EUA.  Neste quase 30 anos de caminhada cristã, tem lutado pela construção de um cristianismo capaz de se comunicar com outros saberes, com a cultura que nos envolve, com a sociedade organizada e com outras instituições e crenças religiosas.

Entusiasta do modelo de pequenos grupos, é também um estudioso sobre estruturas eclesiológicas, tendo trabalhado durante muitos anos com planejamento e estratégias para igrejas. Seu último projeto, programado para ser lançado em 2011, é o “Clube da Esquina”, uma cafeteria com música ao vivo, livraria, lugar para debates filosóficos, teológicos, espaço de gente, lugar de encontro, um cantinho para juntar os amigos no final da noite para apreciar as delícias do local, um velho casarão colonial no bucólico bairro onde mora.

Seu maior sonho está relacionado com a plantação de igrejas relevantes, que sejam significativas e atuantes onde estão instaladas, capazes de dialogar com a sociedade civil e de se tornar mais consciente de seu papel social e ambiental. Almeja também construir um novo modelo de comunidade, um lugar de ressignificação da vida, de acolhimento, uma família capaz de abrigar o diferente. Como definiu no slogan da Nova Vida: “uma igreja para quem não gosta de igreja e uma igreja para quem a igreja não gosta”, inspirado numa frase de Ed Renê Kivitz.

Nos últimos anos, tem escrito e pregado de forma crítica e enfática contra as práticas perversas do cristianismo e, particularmente, sobre os desvios da “igreja evangélica brasileira”. Seu desafio é uma volta às Escrituras a partir de uma nova hermenêutica, adequada ao século XXI e ajustada às demandas da sociedade pós-moderna. “Pregar a mesma mensagem, mas de forma diferente”, conclui.

Apaixonado por tecnologias, está envolvido com tudo o que diz respeito a internet, pois crer que o “cyberspace” é uma excelente maneira de se viabilizar a “onipresença” de Deus entre os homens. Neste momento, está envolvido com dois novos projetos: o BEPEC, um Bureau de Pesquisas Cristãs, e também com a criação do Genizah TV.

Esse é, por enquanto, Carlos Moreira, um ser aí, por fazer-se, metamorfose ambulante. Crê que, enquanto se caminha, o Caminho se constrói em si mesmo. É um poeta apaixonado e um profeta dos dias modernos.


Mais Lidos

Músicas

O Que Estamos Cantando

Liberdade de Expressão

Este Site Opera Desde Junho de 2010

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Visualizações de Páginas

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More